Source: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/05/leia-redacoes-do-enem-que-tiraram-nota-maxima-no-exame-de-2014.html
New Vocabulary:
campanhas publicitárias -> advertising campaigns
habitos alimentares -> eating habtis
brindes -> gifts
piadas -> evil jokes
consumismo -> consumerism
Text:
"A publicidade infantil movimenta bilhões de dólares e é responsável por considerável aumento no número de vendas de produtos e serviços direcionados às crianças. No Brasil, o debate sobre a publicidade infantil representa uma questão que envolve interesses diversos. Nesse contexto, o governo deve regulamentar a veiculação e o conteúdo de campanhas publicitárias voltadas às crianças, pois, do contrário, elas podem ser prejudicadas em sua formação, com prejuízos físicos, psicológicos e emocionais.
The child publicity moves billion of dollars and is responsible for the considerable increase in the number of sales of products and services related to the children. In the Brazil, the debate about child publicity represents one questions that involve diverse interests. In this context, the government should regulate the veiculation and content of advertising campaign related to children, because, on the contrary, they can be harmed in their formation, with physical prejudice, psychological and emotional.
Em primeiro lugar, nota-se que as propagandas voltadas ao público mais jovem podem influir nos hábitos alimentares, podendo alterar, consequentemente, o desenvolvimento físico e a saúde das crianças. Os brindes que acompanham as refeições infantis ofertados pelas grandes redes de lanchonetes, por exemplo, aumentam o consumo de alimentos muito calóricos e prejudiciais à saúde pelas crianças, interessadas nos prêmios. Esse aumento da ingestão de alimentos pouco saudáveis pode acarretar o surgimento precoce de doenças como a obesidade.
First of all, it is seem that the advertisements related to the younger public can affect the eating habits, being able to modify, consequently, the physical development and the health of children. The gifts that follow the children meals offered by the large networkings of snack bars, for instance, increase the consumerism of extremely high calorie foods and detrimental to the health of children, interested by the awards. This increase of ingestion of food fewer healthier can lead to the early appearance of diseases such as obesity.
Em segundo lugar, observa-se que a publicidade infantil é um estímulo ao consumismo desde a mais tenra idade. O consumo de brinquedos e aparelhos eletrônicos modifica os hábitos comportamentais de muitas crianças que, para conseguir acompanhar as novas brincadeiras dos colegas, pedem presentes cada vez mais caros aos pais. Quando esses não podem compra-los, as crianças podem ser vítimas de piadas maldosas por parte dos outros, podendo também ser excluídas de determinados círculos de amizade, o que prejudica o desenvolvimento emocional e psicológico dela.
Secondly, it can be observed that the child advertisement is one way of encouraging to the consumerism since the early age. The consuming of toys and electronic devices modify the behaviour habits of a lot of children that, to be able to follow the new jokes of colleagues, ask presents each more expensive to parents. When they can not buy them, the children may be victims of cruel jokes from others, also being able to be excluded of certain circles of friendship, what harm the emotional and psychological development.
Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor a tarefa de reverter esse quadro. O terceiro setor – composto por associações que buscam se organizar para conseguir melhorias na sociedade – deve conscientizar, por meio de palestras e grupos de discussão, os pais e os familiares das crianças para que discutam com elas a respeito do consumismo e dos males disso. Por fim, o Estado deve regular os conteúdos veiculados nas campanhas publicitárias, para que essas não tentem convencer pessoas que ainda não têm o senso crítico desenvolvido. Além disso, ele deve multar as empresas publicitárias que não respeitarem suas determinações. Com esses atos, a publicidade infantil deixará de ser tão prejudicial e as crianças brasileiras poderão crescer e se desenvolver de forma mais saudável."
Because of that, the Federal government is responsible and the third sector the task to revert this situation. The third sector composed by associations that search organises themselves to get improvements in the society - must conscientize itself, by means of lectures and groups of discussion, the parents and family members to discuss with them about the consumerism and the detrimental effects about this. Lastly, the state should regulate the contents regarding the advertising campaigns, for that these do not try to convince people that still don't have a critical sense developed. Beyond this, he should fine the advertising companies that do not respect its determinations. With these acts, the children publicity will not be so detrimental and the Brazilian children will be able to grow and developed themselves in a healthier way.
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